CONFERÊNCIA EDUCAÇÃO E PATRIMÓNIO Museu Nacional dos Coches, 26 - 27 Maio 2023
CONFERÊNCIA EDUCAÇÃO E PATRIMÓNIO Museu Nacional dos Coches, 26 - 27 Maio 2023

Conferência · Educação e Património
Museu Nacional Dos Coches · 26 – 27 Maio 2023

ORADORAS/ES

Alice Semedo - CONFERÊNCIA EDUCAÇÃO E PATRIMÓNIO Museu Nacional dos Coches, 26 - 27 Maio 2023

ALICE SEMEDO

Universidade do Porto

Alice Semedo é Professora Associada (Museologia) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Coordenadora do Grupo de Investigação “Educação e Desafios Societais” no CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar em Cultura, Espaço e Memória. Entre outras funções, tem atuado como Dir. do Mestrado (2003-13; 2023-  ) e Doutoramento (2013-2018) em Museologia na FLUP, onde leciona desde 1994.  Está atualmente envolvida no projeto de I&D “Educación patrimonial y temas controvertidos”, e em grupos de trabalho da Rede COST “Slow Memory: Transformative Practices for Times of Uneven and Accelerating Change”.

Catarina Moura - CONFERÊNCIA EDUCAÇÃO E PATRIMÓNIO, Museu Nacional dos Coches, 26 - 27 Maio 2023

CATARINA MOURA

Museu Nacional de Arte Contemporânea

Catarina Moura é licenciada em Formação de Professores de Educação pela Arte. Coordenadora do Serviço Educativo do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado desde a sua reinauguração em 1994. Colabora como formadora e co-orienta estágios de investigação em Cursos de Licenciatura e Mestrado nas áreas de Museologia, Património, Educação e História da Arte. Orientou ações de formação no âmbito dos Serviços Educativos para a Rede Portuguesa de Museus. Integrou grupos de reflexão na área da Educação em Museus. Estruturou e coordenou os Serviços Educativos do Museu José Malhoa e do Museu Nacional do Teatro. É membro fundador do Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte.

ver mais

Inês Fialho Brandão - CONFERÊNCIA EDUCAÇÃO E PATRIMÓNIO Museu Nacional dos Coches, 26 - 27 Maio 2023

INÊS FIALHO BRANDÃO

Museu Calouste Gulbenkian

Inês Fialho Brandão coordena o setor de Mediação Cultural e Estratégia Digital do Museu Calouste Gulbenkian. Coordenou o Espaço Memória dos Exílios e o Farol Museu de Santa Marta, museus em que orientou a estratégia educativa para os projetos educativos de continuidade e para o desenvolvimento de competências para a cultura democrática.
Integra o Conselho Consultivo da Sousa Mendes Foundation e o Conselho Científico do Observatório Europeu do Ensino da História do Conselho da Europa. Os seus projetos curatoriais incluem Olhares Cruzados sobre Arte e Islão (2008); Colecionar para a Res Publica (2011); O Legado Judaico em Portugal, exposição em Cascais (2018), Histórias Desconfinadas (2020).
É licenciada em História e História de Arte, mestre em Estudos Islâmicos e Museologia e doutoranda em História. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2020, a Associação Portuguesa de Museologia distinguiu-a com o prémio Museóloga do Ano. 

Leena Hannula - CONFERÊNCIA EDUCAÇÃO E PATRIMÓNIO Museu Nacional dos Coches, 26 - 27 Maio 2023

LEENA HANULLA

Urajärvi Mansion House, Finlândia

Leena Hannula é doutorada em Museologia pela Universidade de Jyväskylä, Finlândia, onde desenvolveu uma investigação sobre visitantes seniores em museus de arte. Foi Docente de História da Arte e de Estética na Universidade de Helsínquia e Coordenadora do Serviço Educativo da Finnish National Gallery. É mestre em Artes e Design pela Faculdade de Belas Universidade de Helsínquia e mestre em Artes pela Universidade das Artes de Helsínquia. Desenvolveu diversos projetos de investigação ligados à educação artística e à educação em museus, em diferentes países. Faz parte do Conselho Urajärvi, onde desenvolve trabalho na área da pedagogia em museus. É Conselheira Sénior no Museu Malva Lahti de Artes Visuais. Desenvolveu projetos profissionais de relação entre escolas e museus na Finlândia e foi professora de Artes no ensino básico e secundário. Tem participado, como conferencista, em encontros e congressos em diversos países, versando as suas comunicações sobre os temas da educação artística, ligados aos museus, à educação e à pedagogia. Tem diversos artigos publicados e tem editada a sua tese de doutoramento em livro.

Mário Antas - CONFERÊNCIA EDUCAÇÃO E PATRIMÓNIO Museu Nacional dos Coches, 26 - 27 Maio 2023

MÁRIO ANTAS

Museu Nacional dos Coches

Mário Antas, é Doutor em Museologia, Mestre em História de Arte, Pós-graduado, em Museologia e Património, profissionalizado em ensino da história e Licenciado em História. Atualmente, é Diretor do Museu Nacional dos Coches e membro da Direção do Conselho Internacional dos Museus para Europa (ICOM Europa). Foi especialista convidado em vários seminários internacionais promovidos pelo Conselho da Europa tendo sido membro internacional do comité de atribuição de prémios de educação do Centro Smithsonian de Aprendizagem e de Acesso Digital do Instituto Smithsonian em Washington (2019). Em 2012, foi agraciado com o prémio de melhor prática educativa em Museus pelo Conselho Internacional de Museus — Comité de Educação e Ação Cultural ICOM – CECA.

Olaia Fontal - CONFERÊNCIA EDUCAÇÃO E PATRIMÓNIO Museu Nacional dos Coches, 26 - 27 Maio 2023

OLAIA FONTAL

Universidade de Valladolid
Olaia Fontal é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Oviedo e Professora Catedrática na Faculdade de Educação e Trabalho Social da Universidade de Valladolid. Participou na CNEAI (Comissão Nacional de Avaliação da Actividade de Investigação). Participou em diversos projetos de I+D+i (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), em alguns deles como Investigadora Principal. Publicou livros, capítulos de livros e artigos científicos em editoras de prestígio. Coordenou a elaboração do Plano Nacional de Educação e Património no IPCE (Direcção-Geral de Belas-Artes, Bens Culturais, Arquivos e Bibliotecas, do Ministério da Cultura espanhol) e atualmente coordena a comissão de acompanhamento. Dirige e coordena diversos grupos de investigação. É presidente da Comissão de Educação na Agência Andaluza para o Conhecimento – DEVA (Área I+D+i). É autora de material educacional que inclui guias didáticos para espaços patrimoniais, livros didáticos, manuais para professores em formação e um guia para a conceção de programas de educação patrimonial.
Patrícia Roque Martins - CONFERÊNCIA EDUCAÇÃO E PATRIMÓNIO Museu Nacional dos Coches, 26 - 27 Maio 2023

PATRÍCIA ROQUE MARTINS

Instituto de História da Arte, Universidade Nova de Lisboa

Patrícia Roque Martins é Investigadora Auxiliar no Instituto de História da Arte da FCSH / UNL onde desenvolve o projeto “Narrativas da Deficiência: como (não) explorar a alteridade em museus e exposições? Construindo uma visão para melhorar o imaginário cultural em torno das pessoas com deficiência”. Anteriormente foi Membro Integrado do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” da Universidade do Porto, onde desenvolveu o projeto de pós-doutoramento “A Representação da Deficiência nas Coleções dos Museus da DGPC: discurso, identidade e pertença”. É Doutorada em Ciências da Arte (2015), Mestre em Museologia e Museografia (2008) e Licenciada em História da Arte (2001) pela Universidade de Lisboa, Portugal. É autora do livro “Museus (In) Capacitantes. Deficiência, Acessibilidades e Inclusão em Museus de Arte” (Caleidoscópio/DGPC, 2017).

Paulo Pires do Vale - CONFERÊNCIA EDUCAÇÃO E PATRIMÓNIO Museu Nacional dos Coches, 26 - 27 Maio 2023

PAULO PIRES DO VALE

Plano Nacional das Artes

Paulo Pires do Vale é comissário do Plano Nacional das Artes. Docente, ensaísta e curador, é licenciado e mestre em Filosofia pela FCSH, Universidade Nova de Lisboa. Lecionou na Universidade Católica Portuguesa, no Departamento de Arquitetura da UAL e na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, onde coordenou a Pós Graduação em Práticas Artísticas e Processos Pedagógicos. Escreveu «Tudo é outra coisa. O desejo na Fenomenologia do Espírito de Hegel» (Colibri, 2006) e inúmeros ensaios para livros, revistas e catálogos de exposições coletivas e individuais, em Portugal e no estrangeiro, focando-se na relação entre arte, educação e sociedade. Trabalhou também como curador de diversas exposições e como membro do júri de prémios e concursos de arte e de arquitetura. Foi Membro do Grupo de Consultores da Direção-Geral das Artes para a seleção de Lista de Curadores convidados a apresentarem propostas para Representação Oficial de Portugal na 58.ª Bienal de Veneza, em 2019. É presidente da AICA – Portugal desde 2015.