PROGRAMA
26 de maio – Sexta-feira
08:30-09:30
Receção aos participantes
09:30-10:00
Abertura
Secretária de Estado da Cultura
DRA. ISABEL CORDEIRO
10:00-10:30
What if: "Museums get schooled"?
LEENA HANNULA
Urajärvi Mansion House, Finlândia
(Comunicacão em inglês, com tradução)
10:30-11:00
Escolas e museus: percepções de encontro e desencontro dos professores
ALICE SEMEDO
Universidade do Porto
11:00-11:30
Pausa para café
11:30-12:00
O que seria de nós se não fosse o conhecimento?
CATARINA MOURA
Museu Nacional de Arte Contemporânea
12:00-12:30
Educação e Museus: o património faz-nos sonhar.
MÁRIO ANTAS
Museu Nacional dos Coches
12:30-14:00
Almoço livre
14:00-17:00
Atividades Paralelas / Debates no auditório
As tardes da Conferência “Educação e Património” compreendem atividades paralelas. No auditório do Museu Nacional dos Coches haverá debates, cujo ponto de partida é a apresentação de projetos desenvolvidos por/com escolas. Os oradores da manhã do mesmo dia estarão também presentes para responderem às questões do público.
14:00-15:30
Debate 1:
“Em movimento… Todos os sentidos em movimento”
Moderadora: Inês Fialho Brandão
Participantes (oradores da manhã): Leena Hannula, Alice Semedo, Catarina Moura e Mário Antas.
Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna, Plano Nacional das Artes, pela Professora Antónia Carvalho.
15:30-17:00
Debate 2:
“COSMUS – Community School Museums”
Moderador: Mário Antas
Projeto do Externato Frei Luís de Sousa, pelo Professor Miguel Feio.
14:00-17:00
Atividades Paralelas / Workshops
(requer inscrição prévia)
Workshop 1:
O poder Educativo das Artes e dos Patrimónios nos Domínios de
Autonomia Curricular (DAC)
por Dina Soares.
Workshop 2:
A Filosofia e a arte da Infância,
por Rita Pedro.
Workshop 3:
Artes Plásticas e percursos de Inclusão,
por Filipa Rodrigues.
Workshop 4:
E se os coches falassem…,
pelo Serviço Educativo do Museu Nacional dos Coches
Workshop 5:
Mergulhar: entre a criação artística e os afetos,
por Ricardo Guerreiro Campos.
27 de maio – Sábado
08:30-09:30
Receção aos participantes
09:30-10:00
El patrimonio centrado en el concepto de vínculo. Reflexiones y modelos desde la educación patrimonial
OLAIA FONTAL
Universidade de Valladolid
(Comunicação em espanhol, sem tradução)
10:00-10:30
Museu/Escola. A defesa da cultura democrática na era da pós-verdade
INÊS FIALHO BRANDÃO
Museu Calouste Gulbenkian
10:30-11:00
Pausa para café
11:00-11:30
Aleijadinhos, atrasados e mendigos: o acesso às narrativas da deficiência nas coleções dos museus
PATRÍCIA ROQUE MARTINS
Instituto de História da Arte, Universidade Nova de Lisboa
11:30-12:00
A pedra de Exu. O património como aventura
PAULO PIRES DO VALE
Plano Nacional das Artes
12:00-13:30
Almoço livre
13:30-16:30
Atividades Paralelas / Debates no auditório
As tardes da Conferência “Educação e Património” compreendem atividades paralelas. No auditório do Museu Nacional dos Coches haverá debates, cujo ponto de partida é a apresentação de projetos desenvolvidos por/com escolas. Os oradores da manhã do mesmo dia estarão também presentes para responderem às questões do público.
13:30-15:00
Debate 1:
“Pedagogia artística: um lugar da continuidade”
Moderadora: Patrícia Roque Martins
Participantes (oradores da manhã): Olaia Fontal, Inês Brandão, Patrícia Roque Martins e Paulo Pires do Vale.
Projeto a apresentar pela Mediadora cultural Fabrícia Valente.
15:00-16:30
Debate 2:
“A Escola: Uma Comunidade de Cultura”
Moderadora: Marta Ornelas
Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas a Sudoeste de Odivelas, Plano Nacional das Artes, pelo Professor Diogo da Costa Ferreira.
13:30-16:30
Atividades Paralelas / Workshops
(requer inscrição prévia)
Workshop 1:
O poder Educativo das Artes e dos Patrimónios nos Domínios de
Autonomia Curricular (DAC)
por Dina Soares.
Workshop 2:
A Filosofia e a arte da Infância,
por Rita Pedro.
Workshop 3:
Artes Plásticas e percursos de Inclusão,
por Filipa Rodrigues.
Workshop 4:
E se os coches falassem…,
pelo Serviço Educativo do Museu Nacional dos Coches.
16:30-17:00
Encerramento
Nota: Cada participante inscrito na Conferência irá receber atempadamente um email para se inscrever nas atividades paralelas e fazer o registo para obter o certificado de formação acreditada. A inscrição é obrigatória para os workshops, devido à limitação do número de vagas, mas não é necessária para o debate no auditório.